Resenha: Garota Exemplar – Gillian Flynn

Jpeg

Título: Garota Exemplar
Título Original: Gone Girl
Livro Único
Autora: Gillian Flynn
Tradução: Alexandre Martins
Editora: Intrínseca
Páginas: 448
Ano: 2014
Gênero: Thriller, Romance Policial, Suspense
Saiba mais: Skoob
Onde comprar: Buscapé

Desde sua publicação, em 2012, Garota exemplar tornou-se sucesso de público e crítica, alcançando o topo das mais prestigiadas listas de mais vendidos ao redor do mundo e consagrando sua autora, Gillian Flynn, como a mais aclamada escritora de suspense da atualidade. A trama sobre o casamento que sai tragicamente dos eixos chegou aos cinemas, numa superprodução da Twentieth Century Fox dirigida por David Fincher ( A rede social e Clube da luta ) e estrelada por Ben Affleck e Rosamund Pike, que estão perfeitos em seus papéis. O roteiro é assinado pela própria Gillian Flynn. Indico o filme.

Jpeg

Sinopse

Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

Jpeg

Capa, diagramação e leitura

A capa do livro que eu comprei (o da foto) é a que tem o poster do filme. Quando fui comprar, não achei o livro com a capa original, mas tudo bem, pois essa capa compensa por ter o Ben Affleck. Hihihi ^^

As páginas são amareladas eu gostei dos tamanhos das fontes, do espaçamento e das margens. Uma diagramação simples, mas muito agradável à leitura.

O livro é dividido em 3 partes. A narrativa é alternada entre a visão de Nick a partir do dia do desaparecimento de sua mulher e o ponto de vista de Amy através das histórias escritas em seu diário, desde o dia em que eles se conheceram até o presente.

Jpeg

Minhas impressões

Adorei a narrativa da história ter sido dividida entre as visões de Amy e Nick Dunne. É como se duas histórias opostas estivessem sendo contadas. Isso confunde o leitor no decorrer da trama, nos surpreendendo a cada capítulo. E ao contrário do que já li por aí, não achei o livro cansativo nas 100 primeiras páginas. Fiquei presa à história do início ao fim.

A primeira parte serve para situar o leitor sobre a história e levantar dúvidas sobre o que realmente aconteceu. A segunda e a terceira parte servem para responder às perguntas e desenvolver o desfecho, que ansiamos saber qual é a cada página que lemos.

Todas as pistas encontradas pela polícia levam a crer que Nick é o culpado pelo desaparecimento de sua mulher. Além disso, Nick é um homem cínico e mentiroso, o que aumenta ainda mais as suspeitas sobre ele. Porém, Amy se revela uma mulher perfeccionista demais e determinada a conseguir tudo o que quer. A cada revelação sobre a personalidade de Amy e Nick nos confunde. Hora amamos um e odiamos o outro e vice e versa.

Gostei da forma como a autora escreveu a história, cada detalhe, cada descrição de cena, personalidade, cada fala. Nada na história fica solto. Tudo se desenvolve de maneira inteligente e original. Ela realmente tem uma mente meio sombria e muito inteligente. Acabei elegendo Gillian Flynn como uma das minhas autoras preferidas e estou doida para ler suas outras obras.

Em Garota Exemplar, talvez o que mais surpreenda não seja o final, mas a construção dos personagens que te surpreendem a cada revelação de uma forma brilhante e assustadora.

A história trata sobre desgastes de relacionamentos e faz críticas a mídia sensacionalista. Se engana quem pensa que é só mais um romance bobo. Está bem longe disso.

Assim que terminei de ler esse livro, a minha vontade era de empurrá-lo para que todo mundo pudesse ler também e eu ter com quem comentar e trocar opiniões.

Recomendo essa  leitura para quem gosta de thriller, romance policial e de temas psicológicos. É uma boa história, com uma ótima narrativa, personagens intrigantes e cheia de suspense e reviravoltas.

Citações

“Entendo – disse Boney, concordando. – As pessoas querem acreditar que conhecem as outras. Pais querem acreditar que conhecem seus filhos. Esposas querem acreditar que conhecem os maridos.”

“O amor faz você querer ser um homem melhor, mas talvez o amor, o verdadeiro amor, também te de a permissão de ser simplesmente o homem que você é.”

Jpeg

Espero que tenham gostado. Contem pra mim o que vocês acharam e compartilhem pra me ajudar a divulgar o meu trabalho.

Xêro!

  • Esse livro realmente é maravilhoso. Acho que o filme desse livro não deixa nada a desejar, como acontece com muitos filmes que vieram de livros. Ótima escolha.

    • É verdade! Apesar de o final do filme ser diferente, acho que a história foi bem contada no filme e os atores foram excelentes nos papéis. Um livro e um filme pra reler e rever várias vezes. Obrigada pela visita! Xêro!!! ^^