10 sites que oferecem cursos gratuitos Online

Tá afim de aprender algo novo mas tá sem grana pra pagar um curso? Saiba que existem várias plataformas online que disponibilizam cursos gratuitos de várias áreas. São cursos profissionalizantes, acadêmicos, de idiomas e muito mais.

Dica pra galerinha que faz faculdade: como alguns cursos emitem certificado, além de aprender você consegue horas extracurriculares para as atividades complementares do seu curso. O que é uma super mão na roda já que as palestras e seminários que você frequenta durante o curso podem não dar conta desse banco de horas.

Veja um pouco sobre cada plataforma que eu selecionei pra você:

 

Veduca

Veduca

Lançada em 2012, a plataforma voltada para cursos online e gratuitos cresceu bastante nesses últimos anos. Ela oferece a oportunidade para você estudar de graça em mais de 300 cursos on-line gratuitos, das melhores universidades, em 21 áreas do conhecimento. Mais de 20 instituições de ensino renomadas, como USP, UnB, Unicamp, Harvard, MIT e muito mais. Alguns cursos oferecem prova on-line gratuita para certificado. Confira mais sobre o Veduca.

 

FGV-online

FGV Online

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) oferece inúmeros cursos gratuitos nas áreas de Direito, Gestão Empresarial, Gestão Financeira, Gestão de Marketing, Gestão Pessoal, Gestão Socioambiental e Educação e Comunicação. A instituição é membro do OpenCourseWare Consortium – OCWC –, um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet. A instituição emite certificado. A carga horária varia de curso pra curso.
Confira todos os cursos gratuitos da FVG Online.

 

Univesp-TV

Univesp TV

A USP (Universidade de São Paulo) oferece cursos on-line e gratuitos através de vídeo-aulas na plataforma da Univesp TV. São cursos de várias áreas como política, economia, matemática, astronomia, literatura, biologia e muito mais. A Univesp TV é um canal da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, que oferece cursos online gratuitos livres, sem necessidade de inscrição ou vestibular. A plataforma não emite certificados. Conheça os cursos.

 

Sebrae-ead

Sebrae

O Sebrae possui uma plataforma de cursos ead que oferece cursos gratuitos e divididos por perfis. O aluno só poderá fazer um curso de cada vez. Se estiver matrículado(a) em algum curso será necessário concluí-lo com 100% de aproveitamento para que possa efetivar uma nova matrícula em outro curso. Há um número limite de vagas e aluno que se interessar por um curso deverá ficar atento sobre a disponibilidade de vagas para o curso desejado. Cada curso é acompanhado por tutores com experiência na área, que tiram dúvidas dos alunos e orientam discussões sobre os temas estudados.
Acesse aos cursos EAD do Sebrae.

 

CIEE

CIEE

O CIEE traz uma série de cursos para estudantes de ensino médio e superior que estão em busca de estágios em muitos setores. É preciso ser cadastrado no Centro de Integração Empresa-Escola do seu estado para poder participar, mas tanto o cadastro quanto os cursos são completamente gratuitos. Há emissão de certificado para os que concluem as aulas.

 

Fundação-Bradesco-Escola-Virtual

Fundação Bradesco Virtual – Cursos Online

A Fundação Bradesco criou a Fundação Bradesco Virtual com a finalidade de oferecer suporte a todos os alunos e também de oferecer os cursos online. São cursos de várias áreas diferentes, alguns totalmente online e outros cursos semi presenciais, onde os alunos podem fazer o curso praticamente todo pela internet e em algumas datas ir até a unidade de ensino. Todos os cursos oferecem uma ótima qualidade, são totalmente gratuitos e muito bem aceitos dentro do mercado de trabalho. Conheça a relação de cursos disponíveis aqui.

Khan Academy

Khan Academy

O instituto internacional Khan Academy chegou traz vários cursos bem legais para as mais diversas idades e áreas, como Matemática, Ciências, Economia e Finanças, Artes e Humanidade ou Computação — com vários temas em cada um deles. São muitos vídeos e conteúdos exclusivos. Um dos destaques está no fato de que tudo se baseia na doação de voluntários e também de alguns mantenedores, que contribuem para o bom funcionamento de toda a estrutura do serviço. Ao contrário de outros serviços mencionados aqui, o Khan Academy não emite certificados de cursos de extensão.

 

Eduk

Eduk

A Eduk é uma plataforma de cursos online profissionalizantes. São mais de 600 cursos em áreas como: culinária, artesanato, moda, marketing, pagos por mensalidade. Porém, ao se cadastrar no site você recebe e-mails informativos da Eduk com a programação gratuita de cada semana. São várias aulas ao vivo que você pode assistir de graça. A vantagem de quem paga a mensalidade é poder acessar as aulas no horário que quiser e receber material extra das aulas. As aulas gratuitas só poderão ser assistidas ao vivo ou em reprises em horários determinados. Os cursos gratuitos não oferecem certificados. Confira mais sobre a Eduk.

 

Iped-cursos-gratis

Iped

O iPED – Instituto Politécnico de Ensino a Distância – é uma escola devidamente constituída que promove mais de 1.000 opções de cursos, em 55 áreas do conhecimento. Seu certificado é válido em todo o Brasil e em mais de 60 países. O Iped funciona semelhante ao Eduk. São transmitidos cursos gratuitos em vídeo, praticamente todos os dias. Você escolhe a aula, reserva o lugar e eles te avisam por SMS quando a transmissão começar. Para obter mais vantagens da plataforma é necessário adquirir um plano pago.

 

Duolingo

Duolingo

O Duolingo é um site de ensino de idiomas gratuito muito famoso. Com ele você pode aprender inglês, espanhol, francês e alemão. Além do site, o usuário pode acessar a plataforma através do App. A metodologia é simples e funciona como um jogo. Você pode adicionar amigos que também jogam e competir entre si, estimulando o avanço das fases. O “jogo” tem várias lições e conforme você as completa recebe um pequeno relatório de como foi seu desempenho. Quanto melhor você for, mais conteúdo vai desbloquear para as próximas lições e mais pontos irá ganhar. É super simples. Pode não garantir a fluência em um novo idioma, mas ajuda bastante no aprendizado.
Acesse o site do Duolingo e/ou baixe o App em dispositivos Android ou iOS.

Espero que essas dicas possam te ajudar na sua busca por conhecimento. Fala aí nos comentários o que você achou do post e se você gostou compartilha com seus amigos.

Um xêro! :*