10 filmes indicados ao Oscar 2016 que foram baseados em livros

oscar 2016 filmes baseados em livros

Olá, pessoal, tudo bem? Seis dos oito longas indicados a melhor filme no Oscar 2016, são baseados em livros com histórias fictícias ou em histórias reais que se tornaram conhecidas a partir de livros.

No total, 10 adaptações inspiradas na literatura, estão indicadas em várias categorias da premiação. Temos romances, biografias, suspenses, dramas e histórias reais. Alguns filmes se aproximam bastante das histórias contadas no livros, outros nem tanto. Todos os 10 foram lançados (ou relançamentos) recentes no Brasil. Boa parte tem capas com imagens dos próprios filmes.

Veja um pouco sobre cada história e algumas diferenças entre os livros e os filmes:

Livro-Quarto

 

 

 

Livro: Quarto (Room)
Autora: Emma Donoghue
Editora: Verus
Páginas: 350

Filme: O Quarto de Jack – O filme tem a autora do livro, Emma Donoghue, como responsável pelo roteiro. O longa, assim como o livro, conta a história de Jack e sua mãe, Joy, que vivem em um quarto minúsculo e sem janelas. O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. O pequeno cresce nesse ambiente acreditando que o mundo se resumo a esse quarto. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas conforme a curiosidade de Jack aumenta, mãe e filho começam a planejar escapar daquele lugar e encontrar o mundo real. O filme recebeu quatro indicações ao Oscar: melhor filme, direção, roteiro adaptado e melhor atriz (Brie Larson).

Livro-Trumbo

 

 

Livro: Trumbo – A Vida do Roteirista Ganhador do Oscar Que Derruba A Lista Negra de Hollywood
Autor: Bruce Cook
Editora: Intrínseca
Páginas: 368

 

Filme: Trumbo: Lista Negra – O filme conta a história do roteirista Dalton Trumbo, renomado escritor norte-americano que pertencia ao grupo Hollywood Ten, formado por profissionais de Hollywood que se recusaram a responder perguntas do governo dos EUA. Em 1940, os EUA instauraram comissões para descobrir se comunistas estavam infiltrados no país – uma das áreas suspeitas era a indústria cinematográfica, da qual Trumbo era expoente. Pela recusa, o escritor foi preso.
O filme teve a indicação na categoria de melhor ator (Bryan Cranston).

 

Livro-Carol-02

 

 

 

Livro: Carol ou O Preço do Sal (The Price of Salt)
Autora: Patricia Highsmith
Editora: L&PM
Páginas: 296

Filme: Carol –  Na história, Therese Belivet trabalha como vendedora em uma loja de departamentos, em meio a tantos rostos desconhecidos, ela fica hipnotizada ao ver uma cliente, Carol, e as duas logo começam um repentino romance. O livro foi o primeiro romance a abordar uma relação amorosa entre mulheres com um final feliz. A adaptação cinematográfica é um romance cheio de clichês, mas com ótimas interpretações.
O filme recebeu seis nomeações: melhor atriz (Cate Blanchett), atriz coadjuvante (Rooney Mara), roteiro adaptado, fotografia, figurino e trilha sonora.

 

Livro-A-garota-dinamarquesa-2

 

 

 

Livro: A Garota Dinamarquesa (The Danish Girl)
Autor: David Ebershoff
Editora: Rocco
Páginas: 368

Filme: A Garota Dinamarquesa – O filme conta a história de Lili Elbe, considerada a primeira mulher a realizar o procedimento cirúrgico de mudança de sexo, no ano de 1931. Elbe nasceu intersexual, com características masculinas e femininas, mas lhe foi atribuído o sexo masculino ao nascimento, e foi criada dessa forma. Seu antigo nome era Einar Wegener e até chegou a se casar antes da cirurgia. Essa história real inspirou David Ebershoff a escrever A Garota Dinamarquesa. A trama do livro é uma obra de ficção baseada na vida de Lili e que se utiliza de liberdade criativa para contar como era a relação da trans com sua antiga esposa Gerda.
O filme recebeu quatro indicações: melhor ator (Redmayne), atriz coadjuvante (Alicia Vikander), figurino e direção de arte.

 

Livro-O-Regresso

 

 

 

Livro: O Regresso (The Revenant: A Novel of Revenge)
Autor: Michael Punke
Editora: Intrínseca
Páginas: 272

Filme: O Regresso – Baseado em fatos reais, o longa conta a história do lendário explorador Hugh Glass em uma expedição pelas florestas norte-americanas selvagens, quando ele é brutalmente atacado por um urso e fica gravemente ferido. Glass é abandonado à morte pelos companheiros de sua própria equipe de caçadores e é tomado pelo desejo de vingança. Para sobreviver, Glass resiste ao sofrimento inimaginável, bem como a traição de seu amigo John Fitzgerald. Guiado por pura força de vontade e amor à sua família, Glass deve enfrentar um inverno cruel e uma busca incessante para sobreviver.
O longa foi indicado a doze categorias: melhor filme, diretor, ator (Leonardo DiCaprio), ator coadjuvante (Tom Hardy), fotografia, montagem, desenho de produção, figurino, maquiagem, mixagem de som, edição de som e efeitos visuais.

 

Livro-Uma-ponte-entre-espiões

 

 

 

Livro: Uma Ponte Entre Espiões (Strangers on a Bridge)
Autor: James B. Donovan
Editora: Record
Páginas: 490

Filme: Ponte dos Espiões – O filme Ponte dos Espiões é baseado em um caso real envolvendo uma troca de espiões prisioneiros entre os EUA e a URSS, durante a Guerra Fria. O advogado James B. Donovan, que foi quem organizou a operação, escreveu o best-seller “Uma Ponte Entre Espiões” contando sobre o episódio. Porém, o filme que marca o retorno da parceria entre Tom Hanks e Steven Spielberg não é baseado exclusivamente neste livro. Os roteiristas Joel e Ethan Coen usaram as memórias de Donovan, e um outro livro – intitulado Bridge of Spies em inglês – que fala sobre a troca de espiões entre as duas nações na guerra, além de uma pesquisa histórica, para criarem uma trama exclusiva para as telonas. Ponte dos Espiões inclusive concorre na categoria de melhor roteiro original no Oscar 2016 e não como roteiro adaptado. O filme também foi indicado aos prêmios de melhor filme, ator coadjuvante (Mark Rylance), trilha sonora, direção de arte e mixagem de som, no total de seis indicações.

 

livro-perdido-em-marte-andy-weir

 

 

 

Livro: Perdido em Marte (The Martian)
Autor: Andy Weir
Editora: Arqueiro
Páginas: 336

Filme: Perdido em Marte – O astronauta Mark Watney é enviado a uma missão em Marte. Após uma severa tempestade ele é dado como morto e abandonado pelos colegas. Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico e muito senso de humor, Mark luta bravamente pela sua sobrevivência. O autor Andy Weir é filho de um físico de partículas e trabalhava com ciência da computação antes de começar a escrever. A obra escrita é tão ou até mais divertida que o longa. São poucas as diferenças entre livro e filme. Com um forte embasamento científico real e moderno, Perdido em Marte é um suspense divertido, impulsionado por uma trama que não para de surpreender.
O filme teve sete indicações ao Oscar: melhor filme, melhor ator (Matt Damon), roteiro adaptado, mixagem de som, edição de som, efeitos visuais e desenho de produção.

 

Livro-A-jogada-do-século

 

 

Livro: A Jogada do Século (The Big Short: Inside the Doomsday Machine)
Autor: Michael Lewis
Editora: Best Business
Páginas: 322

 

Filme: A Grande Aposta (The Big Short) – O longa é baseando no livro “A jogada do século”, onde o autor e  jornalista, Michael Lewis, faz uma análise aprofundada dos bastidores da crise econômica de 2008 por meio do perfil dos principais personagens a lucrar com o colapso. Na história, o empresário Michael Burry decide investir muito dinheiro do fundo que coordena ao apostar que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em breve. Só que nunca antes alguém havia apostado contra o sistema e levado vantagem. Ao saber destes investimentos, o corretor Jared Vennett percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Um deles é Mark Baum, o dono de uma corretora. Paralelamente, dois iniciantes na Bolsa de Valores percebem que podem ganhar muito dinheiro ao apostar na crise imobiliária e, para tanto, pedem ajuda a um guru de Wall Street, Ben Rickert, que vive recluso.
O filme tem 5 indicações ao Oscar: melhor filme, ator coadjuvante (Christian Bale), diretor,  roteiro adaptado e de melhor montagem.

 

Livro-Brooklyn

 

 

 

Livro: Brooklyn
Autor: Colm Tóibín
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 304

Filme: Brooklyn – No início dos anos 1950, a Irlanda não oferece futuro para jovens como Eilis Lacey. Sem encontrar emprego, ela vive na pequena Enniscorthy com a mãe viúva e a irmã Rose. Eilis se muda da Irlanda para Nova York e aos poucos constrói uma vida que inclui um emprego e o amor por um jovem de origem italiana. Mas quando começa a se sentir mais livre e segura, Eilis é obrigada a voltar, por algumas semanas, para Enniscorthy. E ali ela se vê, mais uma vez, diante de uma escolha muito difícil. Recebeu três indicações:  Melhor filme, atriz (Saoirse Ronan) e roteiro adaptado.

 

Livro-Steve-Jobs

 

 

 

Livro: Steve Jobs – A Biografia
Autor: Walter Isaacson
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 624

Filme: Steve Jobs – O filme estrelado por Michael Fassbender é roteirizado por Aaron Sorkin com base na biografia escrita por Walter Isaacson. Única biografia cujo trabalho de pesquisa foi autorizado pelo próprio Jobs quando ainda vivo, é considerado o mais completo relato até agora do homem que revolucionou a tecnologia. O filme tem 2 indicações: Melhor ator (Michael Fassbender) e atriz coadjuvante (Kate Winslet).

E aí, você já leu algum desse livros e/ou assistiu aos filmes? Para quem vai a sua torcida nesse Oscar 2016? Ah, só sei que eu quero ver o Léo DiCaprio ganhar! hahaha…

Se gostou do post, curti, deixa seu comentário e compartilha com seus amigos, que eu vou ficar muito feliz! ^^

Um xêro!! :*